› Suspensão

A DPaschoal destaca que o sistema de suspensão automotiva é responsável por suavizar as trepidações causadas pelo contato do pneu com o solo e garantir a estabilidade necessária para condução do veículo. A suspensão não é composta apenas de molas e amortecedores, mas de componentes que reúnem aproximadamente 12 itens.
 
De acordo com Ricardo Pereira de Lima, gerente de Engenharia de Produtos e Serviços da empresa, é indicado que o motorista faça a revisão no sistema de suspensão a cada 5 mil km ou quando notar uma anomalia como ruídos ou carroceria instável no momento de transpor algum obstáculo. "A falta de estabilidade do veículo especialmente em curvas ou até mesmo o desgaste irregular dos pneus também requerem atenção do condutor. Vale ressaltar que, em muitos casos, é difícil identificar qual o componente que está com defeito, por isso o mais indicado é consultar um especialista", disse Lima.
 
O gerente ressalta, ainda, que a falta de manutenção deste sistema pode sobrecarregar e comprometer o desempenho das demais peças, causar o desgaste prematuro ou mesmo irregular dos pneus aumentando, assim, a despesa com o reparo do carro.
 
Principais funções do sistema de suspensão e motivos de troca: 
 
Amortecedor - controla as molas e mantém a estabilidade do pneu e da roda em contato com o solo. Os fabricantes recomendam a troca preventiva a cada 40 mil quilômetros ou quando o mesmo apresentar algum defeito, como vazamento. 
 
Mola - é o componente responsável pela sustentação da carroceria do veículo. Esta peça absorve irregularidades do terreno, controla a altura do automóvel, alinhamento e equilíbrio da suspensão. As molas atuam diretamente no conforto e devem ser substituídas quando sofrer alteração da sua forma original, como cortes, quebra, ferrugem, elos em atrito ou no caso do carro estiver fora de nível. 
 
Coxins - eles ligam o conjunto mola e amortecedor à carroceria do veículo e têm a função de absorver impactos.  Trocas são recomendadas no caso de quebra, folga ou rolamento danificado. 
 
Bandeja / braço - une a roda ao chassi por meio de buchas e pivôs, determina o alinhamento de rodas, além disso, contribui para manter o carro estável. Sua troca é necessária no caso de defeitos de buchas com folgas, desalinhadas ou empenadas. 
 
Pivô - este item garante a articulação da roda e sustenta a suspensão. O seu reparo é indicado quando ocorrer folga ou rompimento. 
 
Rolamento de roda - alivia o atrito ao rodar permitindo menor esforço ao deslizamento. Ruídos indicam que a peça precisa ser substituída. 
 
Junta homocinética - ela transmite a força do motor para as rodas do veículo. Em caso de ruídos, a mesma deverá ser trocada. 
 
Bieleta / tirante - eles são componentes que fazem a ligação da suspensão com a barra estabilizadora. Sua troca é recomendada quando ocorrer folga, rompimento ou quando a borracha estiver danificada. 
 
Barra estabilizadora - mantém a estabilidade do veículo nas curvas. Quando ocorrer uma quebra ou quando ela ficar irregular, o condutor deverá providenciar a sua troca. 

« Voltar
Av. Parigot de souza, 1893, Jd. Porto Alegre, Toledo-PR
E-mail: kakarekos@kakarekos.com.br
Fone: (45) 3055-3353